segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Higienizar e Conservar a Maquilhagem

A maquilhagem pode ser tão perigosa para a nossa pele como qualquer outro agente externo, principalmente se não tratarmos bem dela. Seja para uso profissional ou pessoal, ela deve estar sempre em excelente estado de conservação para não causar qualquer problema.
Se um produto que ainda não passou do prazo vos causa reações na pele apenas após bastantes utilizações, não culpem logo a marca, porque podem ser vocês quem não está a agir corretamente.

Vamos, então, ver alguns cuidados essenciais para manter os vossos produtos impecáveis.

1. Respeitar o Prazo de Validade
O prazo de validade está lá para que possam ter uma ideia de quanto tempo o produto durará em perfeitas condições (se seguirem também os restantes passos), sendo que a marca não se responsabiliza por problemas causados pelos produtos após esse prazo. O produto não vai estragar-se no dia seguinte à passagem desse tempo, mas convém que estejam atentas a eventuas alterações de cor, cheiro ou textura. Se alguma delas se verificar, não há dúvidas de que o melhor é não o usarem mais (mesmo não havendo alterações, não devem ultrapassar muito o prazo).

A dita validade deverá constar da embalagem num símbolo semelhante ao da fotografia, no qual estará o número de meses durante os quais é seguro usá-los, depois de abertos.

2. Locais Frescos e Secos
É em locais com estas caraterísticas que devem guardar os vossos produtos, pois são menos propícos à criação de bactérias. Portanto, a casa de banho está fora de questão!

3. Álcool Isopropílico
Este desinfetante deverá ser usado frequentemente (por todos, mas principalmente pelos profissionais da maquilhagem), tanto nos pincéis como os próprios produtos, após cada utilização.

Podem colocar o álcool numa embalagem deste género (que podem encontrar à venda em perfumarias, em lojas como a De Borla, lojas dos chineses, etc) e borrifar os pincéis e todos os produtos sempre que os usem (pós soltos e compactos, sombras, a escovinha da máscara de pestanas, batons...tudo). No caso dos lápis, para além da utilização do álcool, afiá-los é também uma forma de ajudar na sua higienização.
O álcool etílico 96v. é mais adequado para limpar os pincéis do que para desinfetá-los.

4. Lavagem de Pincéis
 Os pincéis, para além de desinfetados, devem ser lavados de forma mais profunda e eficaz com regularidade. Shampoo de bebé e água morna fazem o trabalho na perfeição. Fiz um post sobre a lavagem de pincéis, que podem ver AQUI.

5. Utilização de Espátulas
Os cremes hidratantes, assim como qualquer produto cremoso no qual seja possível tocar com os dedos, devem ser retirados da embalagem com uma espátula devidamente desinfetada para reduzir o risco de contaminação.


Sei que muitas pessoas não seguem estes passos, mas acreditem que é para o bem da vossa pele!

Espero que vos seja útil!


P.S. Aproveito para vos convidar a ler uma publicação que fui convidada a fazer para o blog Invicta Maquiagem: http://invictamaquiagem.com/2013/10/18/as-10-dicas-da-perfeicao/
Espero que gostem!


4 comentários:

  1. Este post é mesmo muito bom!!! Eu tenho de fazer um porque tenho leitoras que nao teem bem noçao do quão perigoso é -_-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Acho que fazes muito bem, nunca é demais alertar =)

      Eliminar
  2. Algo que resulta melhor do que o álcool etílico (que para desinfectar convenientemente deve ser a 70 v), porque além de desinfectar melhor não vitrifica os pós (aquela película dura e brilhante que se cria, não sei se já viste), é o isopropílico. Problema dos problemas, só se vende em garrafas de 1L, de modo que o ideal é juntares-te com 2 ou 3 colegas e comprarem junto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei, esqueci-me de acrescentar os 70 v.
      Parece-me muito bem, vou pensar nisso =)
      Obrigada pela tua contribuição!

      Eliminar

A vossa contribuição é sempre bem recebida!