quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dicas para uma Maquilhagem Duradoura

Estão cansadas de passar a vida a retocar a maquilhagem durante o dia, porque ela simplesmente derrete depois de todo o cuidado com que a colocaram de manhã? Então este post é para vocês!
Há produtos feitos para durar e formas de os aplicar que fazem toda a diferença, e hoje vou revelar-vos alguns desses truques.

Vamos, então, ao que interessa.

Limpeza, Tonificação e Hidratação da Pele

Estes três passos, para além de serem indispensáveis na rotina diária da nossa pele (para garantir a sua saúde e boa apresentação), são também importantíssimos para uma boa aplicação da maquilhagem.
Se a pele estiver suja (devido à poluição e produção de sebo), a maquilhagem não só não vai ficar com bom aspeto, como ainda dura pouco pelo facto de não poder aderir totalmente à pele.
Por outro lado, uma pele desidratada vai procurar hidratação nos produtos de maquilhagem, acabando esta por desaparecer rapidamente.
Os cuidados de rosto devem ser adequados ao tipo de pele e à idade, é importante não esquecer.
Há marcas que vendem estes cuidados de rosto para todos os tipos de pele a preços muito acessíveis, e com boa qualidade, por isso não negligenciem a saúde da vossa pele.



Primer de Rosto

Depois de devidamente tratada a pele, passamos para a maquilhagem. Devemos começar por aplicar um primer (ou primário) de rosto adequado ao nosso tipo de pele (mais hidratante para uma pele mais seca, ou matificante para uma pele mais oleosa). Este produto vai fazer com que a base adira melhor à pele (porque vai melhorar a sua textura), impedindo que a pele a absorva ou a expulse, conforme o caso.
Falei sobre dois bons primers AQUI.





Aplicar Produtos em Camadas Finas

Muitas vezes a tendência é a de aplicar muito produto (seja base, sombra, batom...) de uma só vez "porque assim de certeza que não sai". Não podia ser mais errado. A quantidade que aplicamos é relativa mas, independentemente disso, devemos aplicar pouco de cada vez, e ir trabalhando o produto por camadas. Uma camada mais fina vai assentar melhor na pele e, consequentemente, fixar melhor.
Experimentem e sintam a diferença!
 

Pó para Fixar

Depois de aplicarmos a base, devemos usar sempre um pó solto ou compacto para ajudar a fixá-la, principalmente na zona 'T'. Pouca quantidade é mais do que suficiente, e o melhor é aplicar com pincel se queremos um efeito natural. Com borlas e esponjas é mais difícil de controlar e o efeito é, nas mais das vezes, mais pesado.




Primer de Sombras

Também existem primers de sombras, que devem ser colocados em pouca quantidade em toda a pálpebra. Estes vão fazer com que a sombra agarre melhor, intensificando a sua cor, e impedindo que esta acumule na linha orbicular.




Produtos de Longa-Duração e Waterproof

Além de todos os cuidados anteriores, é claro que a maquilhagem vai durar ainda mais se escolhermos produtos pensados para isso mesmo: os de longa-duração e à prova de água (depois será necessário um desmaquilhante bifásico para remover a maquilhagem de olhos). Podemos encontrar no mercado todos os produtos que habitualmente usamos com estas fórmulas.
Há muitas marcas acessíveis a vender bases de longa-duração, sombras e máscaras de pestanas à prova de água que resultam muito bem.

Já falei aqui no blog da base Zero Defeitos da Yves Rocher, da base Everlasting da Oriflame, das sombras em creme Colour Shock da Kiko (agora eles têm novas sombras de longa-duração), e das sombras em creme da Yves Rocher.


Fixador de Maquilhagem

Por último, o nosso grande amigo spray fixador é um grande aliado na luta por uma maquilhagem duradoura. Existem alguns secos, parecidos com laca (ATENÇÃO: usar laca não é uma opção válida!!), e outros mais húmidos, que é necessário deixar secar antes de tocar no rosto.
Ambos fixam bem, mas considero que os segundos deixam um efeito mais natural, enquanto que os primeiros podem eventualmente marcar as rugas.


O que acharam?

Espero que tenham gostado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A vossa contribuição é sempre bem recebida!